quarta-feira, 8 de maio de 2013

Visita a Kanianka, Eslováquia, de 21 a 27 de abril


21 de abril de 2013
Às 11h da manhã saímos de Vila Real rumo ao Porto, onde fomos de avião até Viena, na Áustria, via Bruxelas. Quando chegamos a Viena, fomos de carro até Bojnice, na Eslováquia, que é a cidade mais próxima de KanianKa. Chegamos já muito tarde e, por isso, fomos diretamente para o hotel.

22 de abril de 2013
Neste primeiro dia do Encontro, as diversas delegações foram de autocarro até à escola, em KanianKa. A diretora deu-nos as boas-vindas e desejou-nos uma ótima estadia. Ainda de manhã, fomos até ao ginásio onde estivemos a fazer variados jogos. Almoçamos na cantina da escola com todos os parceiros.
À tarde, estivemos na sala destinada ao Projeto Comenius a conversar e a conviver. Depois, apanhamos o autocarro para Bojnice, e tivemos o resto da tarde livre. Neste tempo demos um passeio pela cidade.
Mais tarde, jantamos todos juntos no hotel onde a delegação turca estava instalada.

23 de Abril de 2013
Fomos de autocarro até KanianKa. Antes do início das atividades, estivemos a admirar o lago, mesmo ao lado da escola.
A meio da manhã começou o “the Olympic Day of activities”. Abriram-no com um desfile de todos os países, com algumas canções e apresentações artísticas. Houve vários jogos em que todos podiam participar.
Almoçamos na cantina com todos os professores e colegas.
Durante a tarde fomos até Prievidza, uma grande cidade perto de Bojnice, onde visitamos o centro histórico e depois fomos às compras.
Jantamos todos juntos no hotel onde as delegações alemã e inglesa se encontravam instalados.

24 de abril de 2013
De manhã fomos até ao Zoo de Bojnice e, mais tarde, visitamos o espetacular Castelo local.
Almoçamos num restaurante chamado “Musika”.
À tarde, toda a gente ensaiou para a sua atuação na Gala. Uma hora depois, a Gala começou; todos os países fizeram algo: cantar, tocar, dançar…
À noite, fizemos o jantar de despedida na cantina, onde um grupo tradicional eslovaco atuou, e com eles toda a gente dançou e cantou. Também aqui se deram as ofertas aos coordenadores dos países participantes.
 
25 de abril de 2013
Fomos de autocarro até duas aldeias muito características da Eslováquia. Uma delas era conhecida pela escultura de madeira e a outra pelas suas casas pintadas com padrões. 
Mais tarde fomos almoçar num restaurante no meio da montanha e, de seguida, estivemos a conviver ao pé desse mesmo restaurante.
Depois fomos até Bojnice e tivemos o resto da tarde livre, aproveitando para descansar.
À hora de jantar fomos até Prievidza, onde jantamos com os colegas ingleses e com o coordenador eslovaco.

26 de abril de 2013
Acordamos bastante cedo para apanhar o comboio até Bratislava, capital da Eslováquia. Quando lá chegamos, fomos almoçar e depois estivemos a visitar a cidade.
Ao fim da tarde, apanhamos o barco até Viena.

27 de abril de 2013
Fomos de metro até ao centro da cidade de Viena, para visitarmos o centro histórico, durante toda a manhã.
Depois do almoço, regressamos igualmente de metro ao hotel a fim de pegarmos as malas e irmos até ao aeroporto. E assim voltamos para o Porto, via Frankfurt e, depois, Vila Real.

Em suma: foram dias muito preenchidos, excecionais, inesquecíveis… Uma muito boa experiência, pois conhecemos novas pessoas, novas línguas, enfim, novas culturas.

Beatriz Patarata, 9.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário