segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Encontro na ESCCB, no âmbito do Projeto Comenius 1 – Parcerias Multilaterais.

  
De 4 a 9 de novembro próximo, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real será palco de mais um Encontro, no âmbito do Projeto Comenius 1 – Parcerias Multilaterais.

Este é o 5.º Encontro da parceria, em curso desde 2011 e integra, além da ESCCB, cinco escolas de países europeus: a Alemanha, a Inglaterra, a Polónia, a Eslováquia e a Turquia.

Para o Encontro, a Equipa Comenius concebeu um Programa, respeitando as atividades previstas no Projeto “Get Europe up and Playing (GET UP!)”, cujo tema é a música e o desporto, e incluindo visitas, dentro e fora da escola, que permitissem dar a conhecer o contexto escolar, a cidade e a região e que proporcionassem momentos de convívio à volta da mesa para degustação dos nossos afamados vinhos e da tão apreciada gastronomia.

Assim, como pontos altos do Programa, no dia 7, durante a manhã, realizar-se-ão, na escola, workshops de jogos tradicionais/jogos alternativos, que envolverão alunos e professores da ESCCB e das escolas parceiras, o mesmo acontecendo em relação ao evento musical - A Gala – que terá lugar durante a tarde desse mesmo dia. Neste evento, que contará com a presença de Encarregados de Educação e de entidades locais, os artistas (cantores, músicos, bailarinos, ginastas, atores,…) provêm da abundante e rica “ prata da casa” de que o “Liceu” muito se orgulha.

Relativamente às visitas ao exterior, destaca-se o roteiro histórico-cultural da

cidade de Vila Real, a visita ao palácio de Mateus, depois da qual se tomará a rota do vinho do Porto, que incluirá o Cruzeiro no rio Douro Pinhão – Tua - Pinhão.

            No encerramento do Encontro, realizar-se-á o (in)habitual Jantar de Despedida aos parceiros – um Magusto bem português - aberto a todos os professores, pessoal administrativo e pessoal técnico auxiliar da ESCCB, com a presença de representantes e entidades da comunidade educativa e local e, naturalmente, de toda a Equipa Comenius.

            Por tudo isto, a Equipa responsável considera ter para oferecer um Programa interessante e enriquecedor, mas também exigente. Todavia, o grande envolvimento de toda a comunidade escolar que, há já algum tempo, se tem vindo a vivenciar, permite augurar para a Escola mais um Encontro coroado de sucesso, dando um forte contributo para a concretização dos objetivos e o espírito de um Projeto de dimensão europeia.

 

A Coordenadora da Equipa Comenius
                                                               Maria Julieta Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário